domingo, 7 de novembro de 2010

Brasil pode se tornar quarto maior mercado mundial em vendas de automóveis

Blog da Dilma 
novembro 5th, 2010 |  Autor: Jussara Seixas

As vendas de veículos novos continuam batendo recorde no país, mesmo sete meses após o fim da redução de IPI para automóveis. A expectativa é que neste ano o Brasil se torne o quarto maior mercado em vendas no mundo, ultrapassando a Alemanha.

Os números da federação das concessionárias apontam um crescimento de 8,0% nos licenciamentos de janeiro a outubro, no confronto com o mesmo período em 2009. Com isso, as vendas somam 2,8 milhões de unidades nesse intervalo, uma marca inédita para o setor.

Considerando apenas outubro, mais de 300 mil veículos foram emplacadas. Nesta conta entram automóveis, comerciais leves como picaps e vans, ônibus e caminhões, alcançando também novo patamar para o mês, apesar de uma leve redução em relação a setembro, que teve um dia útil a mais.

Em termos de produção, o Brasil ocupa a sexta posição. O avanço das vendas reflete o crescimento da economia nacional, mas tem também um lado negativo sublinhado pelos ambientalistas. Significa mais automóveis em circulação nos centros urbanos. Podemos também esperar a piora do trânsito e da poluição, inclusive sonora.

Muitos economistas duvidam da sustentabilidade do crescimento ininterrupto da produção e das vendas na indústria automobilística. Imaginem se a China, com 1,3 bilhão de habitantes, reproduzir o padrão de consumo per capita de carros verificado nos Estados Unidos?

Fonte: PT

Brasil pode se tornar quarto maior mercado mundial em vendas de automóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens