quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Classes C e D representam mais de R$ 800 bilhões

Os Amigos do Presidente Lula
quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A melhoria da renda do brasileiro aumentou o potencial de consumo das classes C e D, que já representam um mercado de R$ 834 bilhões, segundo levantamento feito pelo Instituto Data Popular. Só os jovens movimentam em torno de R$ 96 bilhões. E para cada R$ 100 em mercadorias vendidas no varejo, R$ 41 se destinaram a produtos comprados por mulheres.

Os dados foram anunciados pelo sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, na abertura da primeira edição do Congresso Nacional sobre Mercados Emergentes. O encontro reúne executivos de grandes redes e pequenos comerciantes com o objetivo de debater os anseios dessa nova clientela e novas estratégias de venda.

Segundo Meirelles, engana-se quem acredita em uma nova demanda onde a escolha é ditada apenas pelo preço que cabe no bolso. Ele disse que a população de baixa renda que ingressou recentemente nas classes C e D sabe dar valor a cada centavo gasto e prefere aplicar o dinheiro em itens com preço e qualidade em uma faixa intermediária.

O executivo ponderou que os produtos mais baratos, incluindo os "piratas", são desprezados porque duram pouco e os mais sofisticados e caros estão fora da lista de compras porque comprometem a renda desse consumidor. "Se o mundo corporativo quiser uma fatia desse mercado, é fundamental que exercite a humildade de se colocar no lugar do outro e entenda que o novo consumidor fala uma língua muito diferente da língua falada pela elite", disse. Para ele, esses consumidores emergentes já detêm 69% dos cartões de crédito e consomem 76% do que é vendido.

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