domingo, 7 de novembro de 2010

Xô, xenofobia!

Após a onda de xenofobia contra nordestinos que teve como grande desencadeadora as afirmações de ódio e preconceito da estudante de direito Mayara Petruso. A reação da maior parte da população foi de aversão a este tipo de atitude. Devemos realmente manter nossa indignação e coibir posturas como essa. Uma das maneiras é denunciar, a outro apoiar os manifestos contrários. Veja abaixo o post de Azenha em que mostra que o site Safernet já denunciou ao Ministério Público mais de 1000 perfis do Twiter e Facebok com manifestações racistas e xenófobas. Para denunciar crimes contra direitos humanos na internet a Safernet tem uma página que qualquer um pode acessar (clique aqui). Também é possível aos paulistas (a maioria) que repudiam o ódio contra nordestinos assinar digitalmente aqui o manifesto “Vixe! Sou paulista, mas não sou idiota. São Paulo para todos” como publicado no Blog Limpinho e Cheiroso reproduzido ao final deste post.

5 de novembro de 2010 às 19:34

Safernet denuncia 1037 perfis do Twitter e do Facebook por racismo

Safernet denuncia mil contas por racismo
Enviado por claudiacardozo, sex, 11/05/2010 – 17:51
05/11/2010
do site da Safernet, dica do Stanley Burburinho
Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/internet/safernet-denuncia-mil-contas-por-racismo-05112010-40.shl
Autor
:
Vinicius Aguiari, de INFO Online

SÃO PAULO – A ONG Safernet protolocou ontem no Ministério Público paulista uma notícia-crime relacionada às manifestações de racismo cometidas no Twitter e no Facebook no domingo, após a apuração das eleições.
O relatório da Safernet identifica 1 037 perfis acusados de cometer racismo contra nordestinos. Os perfis foram denunciados por outros usuários desde domingo até às 18h de ontem.
Segundo o presidente da Safernet, Tiago Tavarez, cabe agora ao MP decidir se aceita a denúncia e aprofunda as investigações sobre o caso ou se o arquiva. Além da notícia-crime da Safernet, o MP também recebeu uma outra denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco.
As mensagens racistas contra os nordestinos foram publicadas na web após a realização das eleições no domingo. As denúncias chegaram à ONG por meio da página www.denuncie.org.br.
Apagar contas não exclui provas, diz advogado
Segundo o professor de direito digital e sócio do escritório Opice Blum, Rony Vainzof, a exclusão das mensagens e das contas não excluem as provas. O que importa, nesse caso, é o ato doloso, a vontade consciente do ilícito de praticar, induzir ou incitar a discriminação”, explica ele.
Os usuários que publicaram mensagens racistas sofrem com um agravante, pois cometeram o crime de racismo através de um meio de comunicação. Dessa forma, a pena pode aumentar de um a três anos para de dois para até cinco anos. “É importante que os usuários se conscientizem que a internet não é um mundo sem lei”, alerta o advogado.

Movimento “Vixe! Sou paulista, mas não sou idiota. São Paulo para todos.”

Blog Limpinho e Cheiroso – um blog higiênico
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Um movimento suprapartidário para retomar a harmonia entre os brasileiros para fazer o País continuar mudando.

O Blog Limpinho & Cheiroso, depois de publicar alguns posts relatando as mensagens eletrônicas racistas, xenófobas, preconceituosas e carregadas de ódio que invadiram a internet durante as eleições presidenciais e, principalmente, após a vitória de Dilma Rousseff, recebeu vários comentários de internautas indignados com o fato e outros que combateram o preconceito com preconceito.
Moçada, devagar com o andor, porque o santo é de barro.
Como paulistano, o Limpinho concorda que certa parcela da sociedade paulista se acha dona do Brasil e se sente no direito de ditar regras para todos os brasileiros. Porém, nem todos os paulistas são idiotas como algumas pessoas do restante do Brasil acham. Aqui tem gente legal também!
Por sugestão do internauta Paulo Cesar do Lago (autor do texto do manifesto), o Limpinho encampou o movimento “Vixe! Sou paulista, mas não sou idiota. São Paulo para todos”.
O movimento tem como principal objetivo trazer a harmonia e paz entre os brasileiros, além de pretender minimizar (acabar, infelizmente, não é possível) qualquer tipo de preconceito e xenofobia. Ele é suprapartidário e dedicado aos paulistas e às pessoas que nasceram em outras regiões do Brasil, mas que se consideram paulistas devido ao longo tempo que vivem em São Paulo. O importante é que todos aceitem a diversidade existente no País e acreditem no valor de todos os brasileiros independente de origem, credo, raça, cultura e profissão.
O mote do movimento “Vixe! Sou paulista, mas não sou idiota. São Paulo para todos” é a música Paratodos do escritor, compositor e cantor Chico Buarque. A letra diz tudo, e mais um pouco, sobre a diversidade brasileira e que todos nós formamos uma grande nação.

Para ler e assinar o manifesto, clique aqui.

Paratodos

Chico Buarque
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas
Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto
Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens